Legalização de Empresas
Se você deseja fazer a abertura da sua empresa, não deixe de conferir as vantagens que nossa assessoria tem a oferecer. Temos a obrigação de ajudar as micro e pequenas empresas nessa área, procuramos formatar o custo dessa assessoria a valores adequados de acordo com a estrutura da empresa.
Todos os anos, muitos empreendedores em ascensão buscam transformar suas visões empreendedoras em negócios promissores. Essas novas empresas geralmente transbordam de ideias, energia e otimismo — mas nem sempre têm um roteiro pronto para os aspectos jurídicos envolvidos na abertura e legalização de empresas no Brasil.
Na onda de criar estratégias para atrair rapidamente novos clientes, preocupados com o lançamento de um site interativo, construindo os primeiros protótipos de produtos ou organizando os processos dos serviços que oferecerão aos seus potenciais clientes, é muito fácil adiar alguns dos aspectos menos glamorosos e administrativos, porém, fundamentais para o funcionamento de uma empresa.
Sim, o processo de abertura e legalização de empresas no Brasil envolve: registros, licenças, alvarás de funcionamento, vistorias, escolha do tipo societário, opção pelo melhor regime de tributação, contrato social dentre outras burocracias legais de acordo com cada atividade. Sabemos que essas não são as partes mais emocionantes do empreendedorismo, porém, são aspectos críticos para a saúde e longevidade de seus negócios e até mesmo para suas finanças pessoais.
A contratação de uma assessoria contábil com experiência específica em seu mercado de atuação irá lhe economizar boa parte do percurso, e ainda o ajudará a evitar conflitos dispendiosos com os órgãos reguladores. Para empreendedores que querem realizar sonhos transformarem suas visõe empreendedoras em negócios de sucesso, a iniciativa certa é a parceria com a Conttix. Nosso escritório tem como Missão Principal avaliar o perfil de sua empresa e enquadrá-la — de acordo com o objeto social — na melhor forma de tributação permitida. Nossa meta é atender as necessidades societárias dos clientes, no que tange ao contrato social, constituição, alterações e baixa das empresas, além das exigências de apresentação de processos e certidões junto aos órgãos competentes, dentro dos prazos estipulados, e da forma adequada ao perfil de cada empresa.
Nossas Dicas:
O empreendedor iniciante precisa fazer a abertura legal da sua empresa,e nosso país não ajuda em relação à burocracia exigida, são muitosregistros diferentes em várias instâncias que causam altas taxas.
É extremamente importante montar o contrato social com cuidado, é ele que vai determina o que a empresa faz e como funcionará, verifique se as atividades escolhidas não são impeditivas no Simples Nacional. Isso significa uma economia significativa com impostos.
Regulamentações municipais são as mais importantes a serem entendidas antes de abrir sua empresa. Alguns municípios limitam por áreas de atividades permitidas, a conhecida lei do Zoneamento Municipal. Não adianta começar o processo e quando chegar à prefeitura você descobrir que no local escolhido não pode ter o tipo de atividade da sua empresa. Outro fator importante é a documentação do imóvel, procure saber se estão de acordo, isso facilitará no pedido do alvará de funcionamento.
Recomendamos que você acompanhe o processo de perto, procure saber o que está acontecendo e quais são os passos e procedimentos de registros até a conclusão final da abertura, isso ajudará a compreender como serão os impostos e taxas de sua empresa.
Você precisará de um contador pra isso. Não só porque é ele quem conhece bem todo o processo, mas porque no Brasil toda empresa deve obrigatoriamente ter um contador.
Definido o tipo de ramo que irá atuar, o próximo passo é fazer as contas. Monte um plano de negócio, você terá acesso as informações como custo operacional, retorno do investimento, preço de venda, margem de lucro, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, giro e controle de estoque , capital de giro entre outras informações que são fundamentais para o bom andamento da sua empresa.
Manter um Fluxo de Caixa positivo é muito importante.
Passos para a abertura de Empresas :
Junta Comercial / Cartório:
Como qualquer pessoa, uma pessoa jurídica também precisa nascer e ter uma certidão.
– Isso será o registro da sua empresa na Junta Comercial ou no cartório. Para essa etapa, além de alguns documentos dos sócios da empresa, você precisa também do contrato social.
Receita Federal - CNPJ:
O lugar onde a empresa consegue o CNPJ, com o qual a empresa define, perante ao governo federal, quais são suas atividades
– Ou seja, qual sua base para cálculo de impostos e fiscalização.
Secretaria da Fazenda - I.E.:
O mesmo procedimento que o anterior, mas nesse caso só ganha uma inscrição estadual as empresas que trabalham com produtos, onde incidirá o ICMS. No caso de empresas de serviços, a inscrição é como ‘isento’.
Prefeitura – Alvará e ISSQN:
No âmbito municipal é onde você consegue seu alvará de funcionamento (em alguns casos não é necessário), o que te dá a luz verde para começar a funcionar.